quarta-feira, 18 de novembro de 2015

BISNAGUINHAS DO RODRIGO (maravilhosas)

Gente, cada vez que eu vejo uma receita de pão dar certo eu fico muito mais empolgada ainda p/fazer pão em casa. Sentir aquele  cheirinho de pão exalando pela casa é uma sensação tão maravilhosa, que quem mora n/cidade grande como eu, consegue  na mesma hora se transportar p/uma cidadezinha de interior, mesmo sem sair do lugar. É mágico! kkkk
Procurando uma receita nova encontrei essa na net e confesso que fiquei um pouco em dúvida se fazia ou não, por não conhecer a fonte...
Resultado: 
Não me perdoaria nunca se tivesse optado por não fazer!
Essa massa é muito, mas muito boa mesmo. Só experimentando p/saber a delícia que fica o pão.

Receita:
1 copo (200ml) de leite (USEI MOCOCA) misturado com 2 ovos
3 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de sal (coloquei 2 colheres de chá)
2 colheres de sopa de leite em pó instantâneo (usei Ninho)
4 colheres de sopa de açúcar (usei rasas)
3 copos (240ml) de farinha de trigo
1 sachê (10g) de fermento biológico seco  (usei Oetker)

Dica: Na receita não diz se a medida (os 200ml) já está com os ovos incluídos ou não. Eu
coloquei 200ml de leite + os 2 ovos. Talvez por isso eu tenha precisado de mais um pouco de farinha (+- 1/2 xícara de chá), mas o resultado do pão foi maravilhoso. Eu também dei uma leve amornada no leite.
Eu acrescentei a farinha de trigo aos poucos, aí senti que precisava de mais p/massa desgrudar das mãos, então passei p/uma superfície enfarinhada e fui puxando o ponto enquanto sovava.
Modelei no formato de bisnaguinha, mas ficaram mais p/pães pq cresceram bem. P/ficar em formato diferente de outras bisnaguinhas, fiz 2 cortes sobre elas com ajuda de 1 estilete.

Modo:
Dissolva o fermento no leite já misturado com os ovos, o sal e o açúcar. N/tigela coloque esse líquido e acrescente a manteiga  e o leite em pó. Misture bem e acrescente a farinha de trigo aos poucos, até dar o ponto de desgrudar das mãos (dica minha: sovei muito bem a massa). Forme uma bola com a massa, cubra  (coloquei a tigela dentro de um saco plástico e fechei com um araminho) e descanse até dobrar de volume (a minha massa levou 45 minutos p/dobrar de volume).
Depois do descanso modele no formato de bisnaguinhas, só que menores pq vai crescer bem, coloque n/assadeira sem untar, cubra novamente (deixei a assadeira no mesmo plástico do descanso) e deixe crescer até dobrar de volume (as minhas levaram 20 minutos p/dobrarem de volume). Depois de crescidas, leve ao forno preaquecido 180º até que fiquem douradas (no meu forno que é lento, levou 35 minutos).

Simplesmente delicioso esse lanchinho! 





Mostrando a fofura (fica muito fofinho)...






           Mostrando o preparo:



           
  Aqui o crescimento da massa...






                       

Já crescidos, mas antes de irem ao forno...





LEITE QUE EU USEI E MAIS UMA DICA DA MOCOCA

Clique para obter Opções

23 comentários:

Delícias da Vó Deo disse...

Oi amiga!!!
Obaaaa...cheguei a tempo para o lanche, né??
Eu também acho mágico o aroma de pão invadindo a casa inteira, não há mesmo como resistir!!! Já levo a receita comigo!!! Os seus ficaram de babar!!!
Beijinhos e ótimo dia pra ti! =)

Islene Teles disse...

Hummm amei...Imagino o sabor. Vou levando..bj

Carla Ramalho disse...

Este pão está com um ar mesmo fofo, tenho de experimentar :)
Gulosoqb

Andréa Santana disse...

Dinha minha querida,
Eu sou apaixonada por pão caseiro, cada receita pra mim é única!
Faço duas vezes por semana aqui em casa e a sua receita vai p/ a
minha lista, ficaram fofinhos e lindinhos do jeito que eu gosto!

Bjs, fique com Deus! ♥

Os olhares da Gracinha! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Os olhares da Gracinha! disse...

Vou experimentar por isso levo a receita! Bj

Prata da casa disse...

Ai que linnnndooossss!!!!!! Isto não se faz ,amiga. Eagora? Vou ter que experimentar ( rsrs). Adorei a receita e se deu certo, vou fazer também.
Bjn
Márcia

Vera Lucia Quinteiro disse...

No blog eu falo que adoro mexer com massa de pão. Gostei dessa massa e os pães ficaram lindos. Parabéns pela feitura do blog, está muito bonito.

Ana Alves disse...

Gosto tanto, ficaram lindos, já me servia. Beijos

cozinha100segredos disse...

Gosto tanto de pao que voce nem imagina! Beijinhos

Rosinha Benvenga disse...

Estou fazendo um bate volta ,só experimento um pãozinho e volto para casa rsrsrs bjs Rosinha

Unknown disse...

Eu quero... eu quero.... amo pão assim fofinho...
bjs
http://detalhesminhacasa.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Ai,eu amo pão caseiro, ainda mais com essas massinhas assim fofas..mas nunca tive coragem de fazer :( eu sempre me enrolo toda qdo vou fazer algo que precisa amassar assim...rsrsrs...mas vou levar sua receita comigo, adorei o aspecto dele...vai que me empolgo e crio coragem né? rs Beijocas

Joana disse...

Ficou lindo esse pão!
Gosto tanto de pão caseiro!
Também adoro todo o processo de fazer pão, de o amassar, esperar e vê-lo crescer no forno :)
Esse parece bem fofinho!
Um beijo

Francisco Manuel Carrajola Oliveira disse...

Gosto delas quentinhas com manteiga e um chá.
Um abraço e continuação de uma boa semana.

Mary - Strawberrycandy disse...

Que maravilha,...delícia,...
Beijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
www.facebook.com/omeurefugioculinario

Oslaine disse...

Bom dia amiga!
Que pãozinho mais fofo, linda massa, eles ficaram perfeitos para um lanchinho como este que voce preparou, adorei!
Um grande abraço!

Andréa Santana disse...

Amiga,
Tenha uma tarde mais que abençoada!

Bjs ♥

Maria Ferreira N. Vechi disse...

Boa tarde Dinha
Oba!!!Mais uma receita para coleção,com seu aval fica fácil,já sei que vai dar certo,como outras que já fiz.Hoje postei o Pão de Hamburguer,ficou maravilhoso.Copiando esse.
Beijos

Simone Felic disse...

Que delícia , esta tentação ninguém resiste.
beijinhos e bom fim de semana.

http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

Vane M. disse...

Muito prática, adorei a receita!!! eu comprei uma daquelas máquinas de pão mas acabei dando para minha mãe... nada como o pão amassadinho e feito à mão! Já salvei no meu Pinterest! Abraços!

Avelã disse...

Parece ter ficado mesmo fofo! Não costumo fazer pão em casa, mas com estas publicações tuas fico com vontade :)

Toninho disse...

Este se sentir no interior junto de um fogão a lenha ou perto de um forno de brasa onde se assam os biscoitos na roça, é tudo de bom mesmo Dinha.
Este pão ficou bonito e aberto parece macio delicioso, como puro com manteiga.
Ja copiei.
Abraços

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...